parallax background

Entre valioso e valoroso residem a intensidade e persistência do valor de tudo

Sobre movimento realizador…
14/04/2021
Sobre visão concebedora…
16/04/2021

“Nem tudo tem o mesmo valor para uma só pessoa e quase nada tem o mesmo valor para pessoas diferentes.” (Marcos Nahuz, março de 2021)

A s soluções valiosas são aquelas que ocupam a faixa mais externa de nosso conjunto de necessidades e desejos. Ocorrem por estímulos diversos do momento e poderiam ser comparadas a uma forte paixão. Já as soluções valorosas são as que suprem demandas mais profundas e, se lá chegam, seus efeitos são sentidos por longos períodos, podendo então ser comparadas a um grande amor.
Os serviços prestados ou bens adquiridos tornam-se apenas o meio para que essas soluções necessárias ou desejadas sejam obtidas, visto que, no final de toda solução encontra-se um sentimento que, por sua vez, alimenta emoções variadas, desde profunda dor até grande alegria. Assim, valoroso é o que reduz a dor e aumenta o prazer por mais tempo, enquanto valioso é aquilo que se quer desesperadamente, mas que não necessariamente irá nos causar benefícios reais no longo prazo.
No cruzamento daquilo que é valioso (sobre a intensidade) e valoroso (sobre a persistência), podemos encontrar algo insignificante (sutil e instável), promissor (estável apesar de sutil), convincente (intenso apesar de instável) ou significante (intenso e estável). As relações que construímos, os hábitos desenvolvidos, os bens adquiridos, tudo que o que somos ou temos se encaixa nesses quadrantes. Estar ciente disso ajuda a conscientemente manter ou redefinir a importância que pessoas, coisas, sentimentos e sonhos têm em nossas vidas.

Os comentários estão encerrados.